sexta-feira, 30 de março de 2012

Cabelos crespos, você está preparado?



Conhecendo várias regiões brasileiras, seus Estados e principais cidades através de trabalhos de workshops, palestras, cursos e outras atividades que me proporcionaram uma relação estreita com os profissionais de beleza, venho observando, não é de hoje, a falta de direcionamento dos profissionais para um dos mais importantes e rendosos seguimentos de nossa atividade. Cuidados, tratamentos e processos químicos de transformação específicos para cabelos crespos, ondulados e cacheados, (leia-se afros) Por isso, aos interessados, posto alguns dados que poderão fazer refletir sobre os caminhos que deveremos seguir como profissionais, instrutores, professores, fabricantes e distribuidores de produtos destinados aos cabelos.
1 - O Brasil tem hoje a segunda maior população de negros do mundo.
Segundo dados do censo demográfico de 2010  do IBGE, de uma população de 190.755.799 habitantes, 50,74%, ou seja, aproximadamente 97 milhões de pessoas declararam-se  negros ou pardos. Sem considerarmos amarelos e indígenas, já teremos uma população de negros maior que a de brancos em nosso país. Devemos observar que muitos ainda não se encorajam a declararem-se negros ou pardos, o que pode ter inibido a realidade dos números.

2 – Melhoria da renda das classes C, D e E.
A partir de do plano Real, em fevereiro de 1994 que promoveu a estabilidade econômica do país, e sua continuidade nos governos seguintes, as classes sociais C, D e E, que durante muitos anos, (diria séculos), foi base da raça negra no Brasil também evoluiu econômica e socialmente, tiveram acesso as universidades, a melhores empregos e muitos tornaram-se empreendedores, empresários, profissionais liberais, etc. Desta forma passaram a participar mais intensamente da economia como consumidores de produtos e serviços, tornando-se ainda mais exigentes quanto a aparência.

Darci Ribeiro (1913 – 1997) Antropólogo, educador, escritor e senador da república, em frases que lhe são atribuídas, declara: “O Brasil é um país mestiço”, ou: “O Brasil é um país mulato”.
Sei que muitos dirão que já existem produtos para os fins citados, porém, uma pergunta deve ser feita: Os profissionais estão instruídos, treinados e preparados o suficiente para cuidarem deste tipo de cabelo?

Em minhas experiências por todo o Brasil, e também em  centros de aperfeiçoamento profissional, tenho percebido a falta de orientação e treinamento adequado em muitos profissionais para a lida com a clientela negra, isto porque muitas  escolas e ou cursos seguem  a “moda” importada de outros países, e principalmente dos EUA para este tipo étnico, sem se aperfeiçoarem e a seus instruendos para atender a cliente brasileira que é geneticamente ímpar com características e qualidades únicas.
Aqui mesmo no Rio de Janeiro, e também em outros Estados, há alguns profissionais que descobriram este filão e hoje fazem sucesso e enriquecem com os serviços direcionados a essas clientes.

CONCLUSÃO: Não podemos generalizar. Em um país de dimensões continentais, há diferenças regionais que devem ser levadas em consideração, mas de modo geral, convido a todos a buscarem aprimoramento para atender com qualidade e perfeição a essa clientela ávida por bons profissionais e serviços que lhes satisfaçam os anseios.
Umberto Castro

6 comentários:

  1. marie caye cabeleireira30 de março de 2012 às 12:36

    É complicado ,em meu salão atendo clientes de todas as etnias porem alguns já chegam com problemas trazidos de outros salões e isso por falta de aperfeiçoamento de muitos profissionais que não entendem q aperfeiçoamento profissional existem em qualquer área, tem alguns q se acham tão profissionais que se acham capazes de tudo sem instrução maior do que estão fazendo ou do produto que estão usando , eu sou a favor de que os profissionais por mais q sejam experientes necessitam de aperfeiçoamento pois a cada dia as coisas mudam ,os produtos se modificam ,os cortes ficam modernos,etc.... eu estou sempre procurando novidades e por isso procuro me aperfeiçoar cada dia mais para q eu possa servir aos meus clientes com responsabilidade e sabedoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marie,
      continue com estes pensamentos que você certamente chegará a bons níveis de profissionalização em várias áreas da nossa profissão.

      Excluir
  2. Aperfeiçoamento é tudo em nossa profissão. Principalmente se tratando de cabelos afros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristian,

      vejo que concorda comigo, então vamos aproveitar o espaço e postar nossas dúvidas e sugestões para serem discutidas publicamente, e, se possível respondidas.

      Excluir
  3. Concordo com vc amigo Umberto,pois aqui na minha Escola de Beleza, volta e meia aparecem cabelos afros destruídos por profissionais maus preparados para lidar com tais cabelos afros. Eles misturam desde Guanidina, Hidróxido de Sódio ao Tioglicolato, e bem sabemos que muitsa vezes um não é compativél com o outro. Mas na verdade eles não querem sentar numa sala de aula para aprender e se aperfeiçorem,pois se acham estrela demais. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, achei muito inteligente de sua parte criar um blog para debater assuntos relacionados à área da cosmetologia e química.
    Mas você foi muito feliz em expor assunto sobre as técnicas de relaxamento.
    É lamentável como muitos profissionais se aventuram a aplicar desondulação e ou alisamentos em cabelos sem antes fazer um diagnóstico preciso, e também avaliar atráves de testes de mecha...
    Abç
    M Marta F. Meger

    ResponderExcluir